Turismo no inverno no Brasil

Turismo no inverno no Brasil

O inverno se aproxima no Hemisfério Sul. Mas nem por isso o interesse das pessoas em viajar diminui. O turismo de inverno tem crescido a cada ano, cada vez mais pessoas estão em busca de frio, chocolate, fondues, lareiras crepitantes, pousadas charmosas, restaurantes estrelados, grandes paisagens de montanha, boa música e conforto.

O Brasil é conhecido por ser um país tropical. Quando falamos do nosso país, as primeiras imagens que passam por nossa cabeça são praias paradisíacas, sol, caipirinha, entre outras. O que poucos sabem é que também é possível curtir muito a época mais fria do ano.  E, por mais tropical que seja nosso país, temos várias cidades charmosas onde é possível aproveitar este clima gostoso de inverno. Algumas delas até nos fazem sentir na Europa por conta da arquitetura, da culinária e também de algumas tradições mantidas pelas famílias de imigrantes que por aqui se instalaram. Vejamos algumas cidades:

Petrópolis (RJ)- Localizada a pouco mais de 60 km do Rio de Janeiro, esta cidade serrana mistura o charme do período imperial com uma boa infraestrutura hoteleira. A bela paisagem da região é um convite a fazer passeios e atividades ao ar livre, conhecer cachoeiras e visitar mirantes.

Campos do Jordão (SP)– Com arquitetura ao estilo alpino, muitas boutiques, restaurantes aconchegantes e baladas animadas, Campos do Jordão é um dos principais refúgios dos paulistanos quando as temperaturas caem.  É na pequena cidade que acontece um dos maiores festivais de inverno da América Latina, em julho.

São Joaquim (SC) – Quem disse que no Brasil não neva está muito enganado. Com temperaturas abaixo de zero, São Joaquim é uma das cidades abençoadas pela neve ocasional que atrai turistas do país todo. A região, que inclui Urupema e Urubici, tão frias quanto, é cercada de verde e tem atrações entre as montanhas, como vinícolas, a Pedra Furada e a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra.

Gramado (RS) – É claro que Gramado não pode ficar fora dessa lista. A cidade é um dos destinos mais famosos do Brasil, e faz mas sucesso ainda durante o inverno, quando os turistas fogem um pouco do cotidiano e procuram um refúgio nas ruas charmosas da cidade, onde a atração principal são os famosos restaurantes e bistrôs da rua Coberta, além das diversas fábricas de chocolates espalhadas pela região.

Curitiba (PR) – A capital do estado é considerada um dos melhores destinos culturais do Brasil. Não fosse suficiente, Curitiba preserva o clima pacato das pequenas cidades, com a infraestrutura de uma grande metrópole. No inverno, os turistas que visitam a cidade em busca de lazer e entretenimento, se encantam com a beleza dos parques, praças e bosques.

Monte Verde (MG) – Situado a 1554 metros de altitude, o distrito mineiro mantém o clima ameno durante o ano todo. Bucólica, a região é cercada por áreas verdes, montes e estruturas rochosas, um prato cheio aos turistas que visitam a pequena cidade. Entre os principais pontos turísticos estão o Chapéu do Bispo e a Pedra Redonda, destinos mais do que indicados para quem pretende ter uma bela visão da região de Pouso Alegre.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »