Tendências digitais no turismo

Tendências digitais no turismo

O advento da tecnologia e suas facilidades transformaram a forma como o turismo é feito. Praticamente todas as etapas de uma viagem podem ser feitas através do aparato tecnológico sem a interferência humana.

Redes sociais como Facebook e Instagram são influenciadoras de peso para tomada de decisões desde a hora da escolha de um destino. Sites de viagens como o Trip Advisor, que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, tem papel fundamental para aqueles que pretendem ter uma boa experiência de viagem, e opiniões na internet são bem aceitas nesse caso.

A facilidade de informações desde a hora do planejamento da viagem como  mapas, guias, aplicativos e sites colaborativos, a simplificação de processos como o “check-in” por meio de dispositivos móveis, por exemplo; e com a possibilidade de antecipar  experiências e planejar destinos por meio do grande volume de imagens, relatos, plataformas de avaliação de serviços  e vídeos disponíveis em rede facilitam a vida do turista. Robôs atendendo viajantes em aeroportos e também em alguns hotéis, realidade virtual e aumentada, chatbots, inteligência artificial, big data e outras tecnologias já estão disponíveis para oferecer boas experiências aos viajantes de lazer e corporativos.

A cada ano cresce o número de brasileiros que viajam. De 202 milhões no país, já são 60 milhões que fazem pelo menos uma viagem por ano, com uma estimativa de aumento desse número. O crescimento da tecnologia no setor do turismo faz aumentar o desejo por experiências de viagens, devido ao alto engajamento entre todos os setores, estabelecendo novas formas  e necessidade com o mundo.

Portanto, a Transformação Digital já está acontecendo e não é uma opção para os negócios de turismo, mas sim, uma questão de sobrevivência no mercado. O empresariado precisa estar atento à grande presença digital e adequar os seus serviços a essa nova realidade, mantendo a reputação dos seus serviços e produtos. Hoje em dia não importa se uma empresa tem 40 anos de mercado, quando um cliente não fica satisfeito com a qualidade do serviço prestado, ele não pensa duas vezes antes de ir para as redes sociais falar da sua experiência, e dependendo da viralização, comprometer anos de serviços prestados. Por isso à importância das empresas estarem sempre conectadas e atentas a movimentação das redes, investir no marketing digital e, o mais importante, se preocuparem em prestar serviços de excelente qualidade.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »