Santos sediará evento da Unesco em 2020

Santos sediará evento da Unesco em 2020

A Rede de Cidades Criativas, criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2004, visa promover a cooperação com e entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Mais de 180 países se comprometem a trabalhar conjuntamente, compartilhar suas melhores práticas e a buscar desenvolver parcerias públicas, privadas e com a sociedade, envolvendo diversas áreas, como artesanato e folclore, mídia, cinema, design, gastronomia, literatura e música.

Dentre as cidades brasileiras, oito fazem parte da rede, sendo elas:  Salvador (música), Santos (cinema), Curitiba (design), Brasília (design), João Pessoa (artesanato), Belém (gastronomia), Paraty (gastronomia) e Florianópolis (gastronomia).

No encontro anual de 2020, Santos sediará o evento, sendo a primeira cidade do brasil a da América Latina a receber o encontro. Disputou a vaga com as cidades de Puebla (México) e Belém (Pará). Dos 113 integrantes, apenas 96 votaram para escolher o vencedor. Assim, Santos contou com 44 votos. Já Puebla e Belém, obtiveram 41 e 11, respectivamente.

Com o tema “Criatividade, caminho para a Igualdade”, a proposta do evento na cidade da baixada santista tem o objetivo de demonstrar o poder da criatividade e da cultura. “Esse encontro vai expor a Cidade para o mundo desde já. Temos reuniões agendadas com a Unesco, traremos diversas autoridades internacionais para conhecerem os nossos equipamentos”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Reunindo integrantes de 250 cidades, o evento terá grande impacto positivo para o turismo local, por conta da divulgação que a cidade terá para o mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »