Profissionalismo na produção de eventos

Profissionalismo na produção de eventos

Nos últimos anos houve um aumento significativo da demanda por eventos, que se tornou um dos setores mais importantes para a economia, movimentando R$ 210 bilhões para eventos corporativos e R$ 16 bilhões para eventos sociais, o que representa 4,3% do PIB nacional. Pesquisa recente do Cvent, empresa de tecnologia para gestão eventos, revela o aumento no investimento em eventos corporativos , o que fortalece cada vez mais esse mercado.

Com isso surgiu a necessidade de especialistas na organização de eventos, bem como de empresas de produção de eventos. Organizar um evento não é tarefa fácil, pois é muito mais do que proporcionar um momento especial. Organizar e produzir eventos é um trabalho intenso e exige dos profissionais atenção aos detalhes para que tudo esteja de acordo com o planejado e funcione conforme esperado.

 

Quem são esses profissionais?

 

São muitos os profissionais envolvidos num evento, desde a montagem e desmontagem de palcos e estandes ,onde é necessária a presença de profissionais muito bem treinados e ágeis, até os garçons, barmans e recepcionistas especializados neste tipo de cerimônia. Tem ainda os engenheiros, técnicos de marketing e propaganda, técnicos de som, vídeo e iluminação. Todos têm papel fundamental para que o evento seja um sucesso.

Coordenadores e cerimonialistas são profissionais essenciais para o bom andamento do evento. Enquanto o coordenador é como uma peça de ligação entre todos os envolvidos no evento – participantes, prestadores de serviços e comitê organizador, o cerimonialista é o profissional que irá organizar e coordenar todos os detalhes e ações durante o evento, garantindo que o protocolo seja seguido.

Antes de tudo, é preciso um planejamento prévio do evento, e ninguém mais indicado do que o produtor de eventos, ou o tecnólogo em eventos. Esse profissional é capaz de conceber e organizar os mais diversos tipos de eventos, desde os mais simples aos mais badalados, cuidando da elaboração de orçamentos, da captação de recursos, estuda a sobre a viabilidade técnica e segurança, define a programação, a hospedagem, o cardápio, as músicas, etc.

Em qualquer área, é preciso ter talento e garra. Para comandar os bastidores de um evento, seja corporativo ou não, é preciso estar atento a todos os detalhes e pessoas envolvidas. Por isso vale a pena investir em um profissional capacitado para se obter o resultado desejado.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »