Prepare-se para 2019 com antecedência – planejamento de agenda como fazer?

Prepare-se para 2019 com antecedência – planejamento de agenda como fazer?

O ano está findando e já é hora de começar a planejar o próximo. Começar o planejamento do negócio com antecedência é condição essencial para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independente do setor de atuação ou porte. É fundamental ter dados reais, confiáveis e organizados para tomar as decisões certas para o próximo ano.

As finanças são o ponto de partida para o planejamento. Através dos resultados obtidos da análise das finanças é que se poderá ter o norte dos planos para o ano. É importante analisar projetar os principais controles financeiros da empresa: de caixa, de bancos, custos e despesas, contas a receber, contas a pagar e estoques. Planejar o fluxo de caixa e capital de giro são fundamentais para qualquer tomada de decisão. Analise e projete os custos variáveis de sua empresa para o período. Saiba sobre cada um, o percentual deles com relação às receitas e como vão evoluir nos meses e anos futuros. De se ter o conhecimento do quanto tem a entrar mês a mês, através das comprar a prazo já realizadas, não se esquecendo do índice de inadimplência, o que gera um cálculo mais realista. Caso esse índice fique muito elevado, o sistema de cobranças deve ser revisto e aperfeiçoado

A projeção de vendas com definições de metas do próximo ano já deve ser programada.  Crie um cronograma para essas ações, defina tarefas e responsabilidades para você e os colaboradores e avalie mensalmente os resultados, comparando-os com o que foi projetado e fazendo correções de rumo, caso necessário.

Não se esqueça do marketing

Como sempre, estratégias de marketing são fundamentais para qualquer planejamento a curto, médio e longo prazo. Se bem definidas, podem contribuir para a consolidação de um produto ou marca. Daí a importância de investimento no método para fidelizar os clientes e atrair novos. Aplique ações de inteligência competitiva e estratégica, que analisa os pontos positivos e negativos do nicho de atuação e as ameaças e oportunidades de negócio.

Em todas as áreas, a palavra-chave é: planejamento. Um dos fatores mais importantes para ser bem-sucedido é ter uma agenda organizada e conseguir ser mais produtivo no trabalho. É hora de pensar em 2019!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »