Potencial turístico serras gerais

Potencial turístico serras gerais

As Serras Gerais do Tocantins fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil. Além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura. E essa foi a proposta da palestra “Destino, Produto e Mercado” apresentada para gestores públicos e promotores do turismo no Sudeste do Tocantins no dia 27 de abril pelo Ministério do Turismo: destacar as potencialidades locais e motivar o turista a conhecer as belezas do Tocantins.
A palestra reuniu centenas de pessoas em Dianópolis, cidade do Sudeste do Tocantins, que integra um grupo de quatro municípios: Almas, Rio da Conceição, Natividade e Dianópolis, compondo “As Serras Gerais”, um dos roteiros turísticos mais procurados da região por quem curte e gosta de aventuras. “O turista precisa estar motivado a viajar. E essa motivação surge através do planejamento de quem comercializa o turismo no local. Para isso, precisamos planejar com estratégia de marketing, mostrando o destino com ferramentas acessíveis, a exemplo das redes sociais”, frisou Nayara Marques, técnica da Coordenação Geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo.
O evento reuniu prefeitos, secretários municipais do turismo, SEBRAE, empresários do ramo turístico, e comunidade local. O chefe de gabinete da secretaria nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Filho, falou sobre a importância da promoção e fomento do turismo local, destacando as potencialidades das Serras Gerais. “O Tocantins está inserido em uma rota internacional do turismo, atraindo olhares dos quatro cantos do mundo, a exemplo da Holanda. Este olhar não é apenas de apreciação, mas de investimento. A região de Serras Gerais é um dos grandes cartões postais do turismo brasileiro e precisa ser conhecida. E o MTur, junto com as prefeituras e parceiros como Sebrae e investidores, está dando as mãos para fomentar e promover esse destino”, destacou.
Associado com as políticas de divulgação, capacitação e ordenamento da atividade turística, o potencial turístico tocantinense é composto de uma rica biodiversidade, confluência de biomas e paisagens que inspiram a produção audiovisual de filmes, reality shows, documentários e novelas.
Além das belíssimas praias de água doce, da riqueza natural da Ilha do Bananal e dos encantos e mistérios do Jalapão, um novo roteiro turístico começa a ganhar forma no Estado. Composta de rios de águas caudalosas, cachoeiras, lagoas, cânions, cavernas, mirantes e vales, as Serras Gerais estão despertando o interesse do turista que já foi ou ainda não conheceu a região do Jalapão, considerado o principal destino turístico tocantinense. Localizados a cerca de 360 km de Palmas, os municípios de Dianópolis, Rio da Conceição e Novo Jardim estão ganhando destaque e integram os novos roteiros de ecoturismo propostos pelo programa de incentivo ao turismo, implementado em dez cidades do sudeste tocantinense. Vale a pena conhecer!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »