Porque o dólar sobe e desce constantemente?

Porque o dólar sobe e desce constantemente?

Você já ouviu falar em lei da oferta e da procura? Enquanto a oferta é a quantidade de determinado produto disponível no mercado, a procura é o interesse existente em relação ao mesmo. É isso que influencia em grande parte a grande oscilação do valor do dólar – muda todos os dias, e várias vezes por dia -, a moeda oficial dos Estados Unidos, que rege quase a totalidade das transações internacionais realizadas no mundo.

 

Essas constantes oscilações do dólar, principalmente suas elevações, têm muito impacto na vida da sociedade, já que muitos produtos são adquiridos e repassados com base no seu valor, fazendo com que o consumo fique mais caro. É o que acontece também com as viagens internacionais. Com o dólar muito alto fica inviável de o brasileiro fazer turismo em um destino regido pela moeda americana, tendo o real desvalorizado. Um dos motivos para isso acontecer é o de deterioração política e econômica que o nosso país está vivendo acaba afugentando os investidores e os negócios estrangeiros, o que acaba valorizando o dólar e desvalorizando o real.
Quando o real está valorizado diante do dólar, destinos internacionais ficam mais perto do bolso. E dá para sacar isso até antes de embarcar: pacotes de viagem cotados em dólar costumam ter as parcelas fixadas em real na hora da compra, evitando aumento do valor mesmo se o dólar subir. Quem se dá bem também com a alta do real é quem trabalha com mercadoria estrangeira, como produtos têxteis, calçados e eletrônicos. É que os produtos desembarcam com preços bem menores que os nacionais, aumentando o lucro de quem os traz de fora para vender. A mesma coisa acontece com quem vende para fora do Brasil, os exportadores, recebendo em dólar. É o caso dos produtores de carne brasileiros. Para ter mais segurança diante do sobe e desce da cotação, algumas empresas fixam o valor do dólar entre um piso e um teto para operar no exterior.
Por outro lado, existem também benefícios quando o dólar está valorizado. É o mercado de turismo nacional, pois , isso significa mais turistas estrangeiros no Brasil, que acabam injetando dinheiro no mercado e, com isso, contribuindo de alguma forma. O parque hoteleiro e as cidades preparadas para receber viajantes saem ganhando com uma bela injeção de grana.
Tudo isso se mede com o valor e câmbio, que indica quantos reais são necessários para comprar um dólar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »