O retorno do Bondinho de Santa Teresa – Rio de Janeiro

O retorno do Bondinho de Santa Teresa – Rio de Janeiro

Rio – A bucólica Santa Tereza ganhou mais um trecho importante do Bondinho. A partir desta segunda-feira moradores e turistas terão acesso ao Largo dos Guimarães — um dos principais pontos turísticos do bairro — usando o transporte sobre trilhos. O percurso de aproximadamente três quilômetros poderá ser feito a partir do ponto inicial, em frente a Petrobras, na Carioca. Nesta fase de testes, os ingressos, para quem quiser ter a oportunidade de reencontrar o mais tradicional meio de transporte das ladeiras do bairro, será gratuito. O bonde funcionará de 11h às 16h.

Na primeira etapa de testes do veículo, ele seguia do Centro até o Largo do Curvelo. A partir de agora, o novo trecho de 500 metros, deixará moradores e turistas no Largos dos Guimarães.

“O retorno dos bondes de Santa Teresa ao Largo dos Guimarães é um marco importante para o restabelecimento deste tradicional serviço de transporte. O Largo dos Guimarães é o coração do bairro de Santa Teresa e a volta dos bondes atenderá não somente aos moradores, mas também àqueles que visitam o bairro”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

O secretário anunciou também a inauguração de um novo serviço para a primeira quinzena de janeiro, que é o trecho da rua Francisco Muratori, que liga Santa Tereza à Lapa, que estava inativo desde 1966.

De acordo com Osorio, os novos bondes contam com sistema de segurança de quatro freios, sendo que o quarto é magnético e garantiria a frenagem em qualquer situação.

O bonde de Santa Teresa voltou a operar em 27 de julho, mas apenas em um trecho que vai do Largo da Carioca ao Largo do Curvelo, o que representa pouco menos de 20% do total do percurso. A obra dos bondes já demora quatro anos e teve, pelo menos, cinco adiamentos. Atualmente, a previsão é a de que a obra só esteja completamente pronta no primeiro semestre de 2017, de acordo com o governo do estado do Rio.

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-12-28/bonde-de-santa-teresa-entra-em-pre-operacao-entre-largos-do-curvelo-e-guimaraes.html

facebook_logo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »