O mercado está precisando de um incentivo.

O mercado está precisando de um incentivo.

Por Jorge Medauar Jr.

Vivemos, sim, uma crise, mas pelo que vejo no meu trabalho, me parece uma crise no governo. Política que, claro, se espalha como pólvora por todos os setores e afeta, sobretudo, a coragem e a confiança das pessoas. E quando a crise pega no moral, acaba jogando areia na engrenagem de todas as coisas.

Junte-se a isso um vírus dos mais perniciosos chamado boato e pronto: a maionese desanda. São os chamados plantadores de problemas que, para cada solução, encontram um obstáculo.

PARCERIA 2

Ano passado estive em um evento de premiação e o discurso do diretor me chamou a atenção.

Ele dizia que o campeão de vendas daquele ano dava a impressão de viver em um mundo paralelo: não lia jornal, não via TV e saia de cada de manhã alheio a qualquer coisa que não fosse o seu trabalho e as suas metas.

Será essa uma receita? Não dar ouvidos aos plantadores de problemas?

No meu dia-a-dia não lembro de ter ficado ao menos uma semana sem estar com a agenda cheia de reuniões e projetos a serem entregues.

Percebo, sim, que as verbas diminuíram, mas os Jobs, não.

Os clientes querem e precisam vender, divulgar suas marcas e produtos, só que agora de forma mais estratégica, cirúrgica, desafiando a criatividade que tem que fazer mais com menos. Assim sendo, temos que trabalhar o dobro, às vezes o triplo, para ganhar a mesma coisa de antes.

Trabalho não falta. O que falta é querer fazer sem reclamar. Reclamar contagia. Baixo astral contagia. Pessimismo contagia. Mas o contrário também contagia. Turbina. De modo que fica a pergunta: se a energia que você põe na reclamação é a mesma que você põe no otimismo, pra que, então, semear o negativo?

INCENTIVO2

Precisamos todos de incentivo. Tanto aquele que nos motiva a realizar, turbinando a nossa energia, como o incentivo como ferramenta estratégica do marketing.

O incentivo ajuda a gerar dinheiro de dentro para fora. Com muito menos verba que a propaganda, o incentivo pode fazer milagres, revertendo resultados e a própria motivação.

Ou seja, com uma única ferramenta, o incentivo, você resolve o problema do estado emocional das pessoas e, com isso, os resultados da sua empresa para depois explodir novamente, colocando sua marca nas grandes mídias.

Articulista Jorge Medauar Jr.

Jorge Medauar Jr. – Articulista MICE Online.
Atualmente é diretor de criação e comunicação do Grupo P2COM.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »