Novo hub em Fortaleza

Novo hub em Fortaleza

O aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, no Ceará, ganha hub de conexões da companhia francesa Air-France-KLM, em parceira com a Gol a partir de maio. Mas, afinal, o que é hub? Hubs são locais usados pelas companhias aéreas como pontos de conexão de passageiros e cargas – o meio do caminho entre o local de origem e destino. São exemplos de hubs os aeroportos de Guarulhos, da Cidade do Panamá, Confins, Londres e Hong Kong. A capital cearense foi escolhida por sua proximidade da Europa. Por sua posição estratégica em relação às capitais do Norte e Nordeste e por seu potencial de desenvolvimento econômico.

O hub cearense será o terceiro da companhia francesa no país, ao lado de Rio e São Paulo. “A inclusão de Fortaleza em nossa malha aérea, nosso terceiro destino no país, abre novas rotas aéreas entre importantes cidades das regiões Norte e Nordeste”, afirma Pieter Elbers, CEO da KLM.

De acordo com Arialdo Pinho, secretário de Turismo do estado do Ceará, espera-se um incremento de 20% no volume de turistas estrangeiros no Ceará em 2018 e de 50% em 2019, ambos em relação ao ano passado, de forma que se deve chegar ao patamar de 330 mil visitantes de fora do país neste ano e de mais de 400 mil no próximo. Em 2017, segundo dados da Polícia Federal, a maior parte dos estrangeiros eram de Portugal (15,4), França (14,2%) e Itália (13,7%).

Durante a temporada de verão europeu de 2018 (até outubro) serão cinco vôos semanais entre a Europa e Fortaleza. A partir de novembro, já na temporada de inverno europeu, serão seis frequências semanais, com a adição de uma frequência da Joon, que faz parte do grupo Air France. Os destinos são os aeroportos de Shiphol, em Amsterdã-Holanda, nas segundas, quintas e sábados, e Charles de Gaulle, em Paris-França, às sextas e aos domingos.

“Com o novo hub, ampliamos a conectividade do nosso cliente. Ele poderá partir de diferentes pontos do Norte e Nordeste e chegar mais facilmente à Europa, com o melhor tempo total de viagem”, explica Celso Ferrer, vice-presidente de Planejamento da Gol.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »