Novas cidades recebem grandes eventos

Novas cidades recebem grandes eventos

Que São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo os destinos que dominam o setor de turismo de negócios no Brasil não restam dúvidas. Juntas, respondem por 45,3% do mercado nacional e 71,3% do mercado internacional, segundo dados da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e MTur (Ministério do Turismo).

As atividades ligadas ao turismo de negócios no Brasil cresceram 6,6% em vendas em 2017 em relação a 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), com a movimentação de 11,424 bilhões em passagens aéreas, diárias de hotel, locação de automóveis, eventos e outros serviços.

Atrás das duas líderes, Curitiba é a terceira cidade brasileira com maior procura de estrangeiros para negócios e eventos, de acordo com o Ministério do Turismo. Ainda de acordo com o levantamento, Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Alemanha são os principais países que mandam turistas de negócios à cidade. “A disponibilidade de centro de eventos e convenções de vários portes e a grande oferta de hospedagem são indicativos deste posicionamento privilegiado da capital paranaense no ranking de turismo internacional no país”, comenta a diretora substituta da Diretoria de Estudo Econômicos e Pesquisas do MTur, Gilce Battistuz.

Outros pólos também recebem um bom número de viajantes a trabalho, como é o caso de Campinas, em SP. Cidade 95 km distante da capital, respondeu por 6,26% do turismo local de negócios e 2,8% do turismo internacional. A cidade conta com 3 centros de eventos e convenções,alem de contar com muitas indústrias, principalmente dos setores farmacêutico, químico e automobilístico. Sua localização é estratégica e é rodeada por uma malha viária excelente, além também do fácil acesso através do aeroporto de Viracopos. Tem todos os requisitos para continuar atraindo os viajantes de negócios: vasta rede hoteleira, profissionais capacitados, estrutura de compras e alimentação e acesso fácil.

Fortaleza é um destino de turismo em ascensão. Possui o segundo maior centro de eventos do país, que consegue se adaptar para receber até 44 feiras ou congressos ao mesmo tempo, por ser construído em módulos. O local já recebeu a cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, China e África do Sul) em 2014 e feiras nacionais de grande porte como a da Abab (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores).

Ribeirão Preto, localizada a 312 km da capital paulista, recebe a Agrishow, segunda maior feira de agronegócio do mundo. Tal evento é responsável por alavancar o desenvolvimento hoteleiro da cidade.

Em se tratando em turismo internacional de negócios, aparecem ainda como protagonistas as cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Salvador, Brasília e Florianópolis. São Paulo e Rio de Janeiro continuam liderando com mais de 70% deste total.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »