Notícias EMBRATUR – Novo eixo para a economia de SC

Notícias EMBRATUR – Novo eixo para a economia de SC

Portal MICE Online apresenta as novidades em debate. Confira:

santa catarina

Essa diversidade evidencia o potencial turístico catarinense, que pode consolidar o turismo como um novo eixo da economia estadual.

Nos últimos anos, o turismo no Brasil e em SC tem crescido mais que a economia nacional. Em 2014, o país recebeu mais de 6,4 milhões de turistas estrangeiros, que movimentaram U$ 6,914 bilhões, maior volume nos últimos 10 anos; além das 208 milhões de viagens internas, segundo dados do Ministério do Turismo. Chega o momento de o Estado enxergar o turismo de forma transversal, como plataforma para alavancar o desenvolvimento local.

O modelo de veranismo de Florianópolis e das cidades catarinenses precisa evoluir para planos superiores de competitividade global. O turismo deve funcionar como fator de integração e de multiplicação dos potenciais que o setor mobiliza. Arte, cultura, gastronomia, negócios, cidades sustentáveis, parques naturais, economia criativa e planejamento urbano são itens que fazem parte desse novo momento. E, para isso, é fundamental ampliar a qualificação de quem atua na área, sempre em parceria com os setores público e privado.

Um modelo sustentável exigirá a revisão de antigos dogmas, como a própria história econômica catarinense, tão dependente da industrialização e da exportação. A oferta de serviços com valor agregado pode melhorar o ambiente de negócios e atrair mais investidores. Cito o exemplo da náutica, área que o Estado já explora, por meio das regatas, eventos e moda, mas cujo potencial pode ser ampliado, gerando novos empregos e mais renda. Além da qualificação, a mudança de eixo da economia local que estamos propondo exigirá maior integração com os mercados da América Latina.

residente embratur

Vinícius Lummertz, presidente da Embratur
Artigo publicado originalmente no jornal Diário Catarinense

 

 Fonte: http://www.embratur.gov.br/piembratur-new/opencms/salaImprensa/artigos/arquivos/Novo_eixo_para_a_economia_de_SC.html

 

curta-facebook2

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »