Negociações de sucesso em viagens corporativas

Negociações de sucesso em viagens corporativas

Dos quase cem milhões de passageiros de vôos domésticos ao ano no país, cerca de 60% e 70% estão a serviço de empresas. Isso são dados apresentados pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), durante a WTM Latin América, em São Paulo, realizada entre os dias 03 e 05 de abril de 2018. Isso mostra o crescente número de viagens corporativas, um mercado em plena expansão e cada vez mais especializado para quem deseja trabalhar com um setor altamente rentável.

Para os gestores, é de fundamental importância ter em mente um bom planejamento. Pode parecer fácil, mas planejar uma viagem corporativa não é das tarefas mais simples. É preciso começar com uma política de viagens bem estruturada, com regras claras e acordos comerciais vantajosos, além de planejamento para não transformar este investimento em um custo incômodo para os anseios da companhia, afinal, gastos com viagens tem participação significativa no total de despesas de uma empresa, só ficando atrás, em alguns casos, da folha de pagamento e de investimentos em tecnologia. Daí vem a importância de um bom planejamento e de saber transformar esses custos em benefícios e lucros para a organização.

A adoção de medidas relativamente simples pode fazer toda a diferença no resultado final. Empresas que têm políticas bem definidas são capazes de reduzir custos com viagens corporativas em até 35% já nos primeiros meses após a implantação Por exemplo, adotar regras como tempo mínimo de antecedência para compra de passagens, limites de horários de vôos e escolha de companhias aéreas podem fazer diferença nos custos mensais. No caso da hospedagem, as políticas podem definir limites de valor para diárias ou categorias. Escolher a localização dos hotéis com base no roteiro de visitas do executivo é outra medida eficaz, que muitas vezes possibilita uma hospedagem em um estabelecimento melhor e reduz os custos despendidos no deslocamento, além de se manter fidelização com locais e empresas que são frequentemente utilizados, podendo ser uma oportunidade vantajosa para negociar descontos. Isso inclui fidelização em redes de hotéis e acumulação de milhas em companhias aéreas, por exemplo.

São muitos os fatores que devem ser levados em consideração para se obter sucesso em uma viagem corporativa, como a programação minuciosa do roteiros dos compromissos do executivo na cidade visitada e, um dos fatores mais importantes,  manter boas relações de negociações com fornecedores.

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