Natal pelo Mundo

Natal pelo Mundo

Natal é sinônimo de festa em família, cidades enfeitadas, luzes por todos os lados e Papai Noel. Em todos os cantos do planeta a data é comemorada, segundo suas tradições, sendo em alguns lugares bem diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Apesar de sua origem cristã, o Natal é uma comemoração que ocorre praticamente em todo o mundo e que faz parte não só do universo religioso, mas também do universo cultural de muitos países.

Enquanto aqui no Brasil a principal referência que temos no Natal é a troca de presentes e a ceia natalina, na Alemanha, por exemplo, uma das maiores tradições para essa época são os mercados de Natal, ao ar livre, entre os dias 24 de novembro e 24 de dezembro. Em casa, as famílias preparam as Coroas de Advento, com galhos de pinheiros e velas vermelhas ou brancas.

Ao invés de ser celebrado o nascimento de Cristo como nos países cristãos, na Coréia do Sul comemora-se o nascimento de Buda. Na Holanda, o Natal é comemorado no dia 5 de dezembro, data em que São Nicolau chegou da Espanha levando brinquedos e guloseimas para as crianças. Alguns australianos comemoram a data com um piquenique organizado no campo ou na praia, enquanto os estonianos aproveitam a noite de Natal para se aquecerem em saunas.

Existe uma tradição na Noruega de que os espíritos do mal e as bruxas saem na véspera do Natal para roubar as vassouras e sair voando. Na República Checa, as mulheres solteiras tem uma tradição bem estranha: elas ficam de costas para a porta e jogam um sapato por trás dos ombros. Se ele cair de ponta virada para a porta, é porque há um casamento à vista. No dia do Natal, os sul-africanos costumam ir às igrejas onde costumam cantar muitas músicas natalinas. É quando voltam da missa que as pessoas servem a ceia em uma mesa cheia de parentes e amigos.

Gostou de conhecer um pouquinho como os povos do mundo comemoram o Natal? Conte pra gente o que achou das tradições natalinas pelo mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »