MICE CULT – MUSEU, ARTE, CULTURA E OPORTUNIDADES

Museu de arte de Beirute reabre para contar história da conturbada cidade.

Fechado durante guerra civil, museu é considerado símbolo de resistência. Inaugurado há mais de 60 anos, ele reabre pela terceira vez com 200 obras.

 Da Reuters

Visitante observa obras no Museu Sursock, em Beirute, na sexta (9) (Foto: Reuters/Jamal Saidi)

 

Manifestações de rua que abalam o centro de Beirute, amantes da arte se reuniram para comemorar a reabertura de um museu de arte moderna que saudaram como símbolo da resistência da capital libanesa em meio ao conflito e ao caos.

O Museu Sursock, uma mansão em estilo italiano construída para um aristocrata otomano, foi aberto ao público pela primeira vez quando seu dono a deixou de herança à cidade mais de 60 anos atrás.

Nos anos 1960, quando Beirute floresceu como capital cultural do Oriente Médio, as galerias do Sursock podiam se vangloriar de exibir pinturas e esculturas de artistas do Líbano e de todo o mundo.

Vista da fachada do Museu Sursok, em Beirute, na sexta (9) (Foto: Reuters/Jamal Saidi)

Vista da fachada do Museu Sursock, em Beirute, na sexta (9) (Foto: Reuters/Jamal Saidi)

 

A guerra civil entre os anos 1975 e 1990, porém, praticamente forçou o fechamento do museu, que voltou a cerrar as portas em 2008 para uma ampla reforma antes de finalmente ser aberto pela terceira vez nesta semana.

“O Museu Sursock é uma parte da história moderna do Líbano, uma história que a guerra de 1975 tentou apagar”, disse Rafic Chlala, ex-assessor presidencial presente à recepção que marcou sua mais recente reabertura. “Mas este museu resistiu e continuou sendo um marco cultural no Líbano”.

Nos próximos três meses, suas instalações abrigarão 200 obras de arte que mostram a evolução de Beirute de uma pequena cidade otomana provincial nos anos 1800 até a vibrante capital nacional dos anos 1960, incluindo fotos do final do século 19, uma aquarela do artista libanês Amine el Bacha e uma peça de 1966 do artista britânico David Hockney.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/museu-de-arte-de-beirute-reabre-para-contar-historia-da-conturbada-cidade.html

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »