Marca Brasil lidera ranking de imagem na América Latina

Marca Brasil lidera ranking de imagem na América Latina

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil alcançou o 1.º lugar no ranking Latin America Country Brand Report 2015, uma classificação que mede a perceção da população de outras regiões do mundo em relação a 21 nações latino-americanas e analisa a força das marcas desses países. A Marca Brasil foi uma vez mais considerada a mais valiosa na região, seguida pela Argentina, México, Chile e Peru. A pesquisa teve como base um universo de dois mil entrevistados de 15 nacionalidades, com idades entre os 21 e os 65 anos.

Os pontos fortes do Brasil, destacados pela população inquirida, são o património e a cultura (80%), o turismo (76%), o made in (produtos manufaturados, 65%) e a atitude para negócios (63%). Já Cuba foi a revelação do ano, tendo subido quatro posições desde o ano passado e alcançado o 8.º lugar. O México, por seu lado, subiu três lugares. Do lado dos entrevistados, os indianos foram os que revelaram uma opinião mais favorável em relação à América Latina.

Para o presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, o resultado desta pesquisa reflete a gestão proativa conduzida pela entidade com a Marca Brasil e o esforço contínuo para promover o país nos mercados internacionais: “Sabemos que a perceção de um país influencia diretamente as decisões dos turistas para a escolha dos países para visitar, viver ou investir. O Brasil deve utilizar esta vantagem para ganhar competitividade”.

Como forma de divulgar a força da imagem nacional perante os turistas estrangeiros, Lummertz reforça como benchmark a mudança que os Estados Unidos fizeram, ainda nesta década, com a criação do Brand USA, quando começaram a tratar o turismo como uma marca global: “Os pilares que procuramos neste momento para o Brasil são a criação de um posicionamento de marketing inovador, a criação de valor a partir do turismo e a construção e manutenção da confiança no país”.

Marca Brasil
Criada a partir dos resultados apontados pelo Plano Aquarela, o documento que orienta as ações de promoção turística do país no exterior, a Marca Brasil representa a imagem do Turismo do Brasil e das suas principais qualidades de exportação. Para além disso, a marca traduz a imagem que os turistas internacionais têm do país: multicolorida, refletindo aspetos como a alegria, a sinuosidade, a luminosidade e a modernidade.


Rio-Janeiro-cristo-redentor-brasilena_TINIMA20121227_0871_3

O estudo
O Latin America Country Brand Report, elaborado pelo Future Brand, é baseado em informação quantitativa fornecida por opiniões fundamentadas de viajantes frequentes (negócio ou lazer) de fora da América Latina. Adota a metodologia de investigação global Country Brand Index, que desde 2005 estuda perceções e associações de países, da mesma forma que mede as marcas de consumo ou corporativas. Os 15 mercados abordados foram: Alemanha, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, França, Índia, Itália, Japão, Reino Unido, Rússia, África do Sul e Turquia.

Fonte: http://goo.gl/mXRgnC
logo_embratur

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »