Mais agilidade em plataforma digital do turismo brasileiro

Mais agilidade em plataforma digital do turismo brasileiro

Foi lançada em todo o país uma ferramenta que vai facilitar a legalização de prestadores de serviços turísticos e melhorar a qualidade da atividade nos municípios. Trata-se do Cadastur 3.0, site de cadastro do Ministério do Turismo.

O Cadastur, em sua versão 3.0, agora, será feito eletronicamente, dispensando completamente o uso de formulários físicos, o que torna o processo mais rápido e moderno, pois o mesmo estará ligado ao banco de dados da Receita Federal. A modernização tem como objetivo aumentar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas. O sistema oferece mais agilidade e menos burocracia para os prestadores de serviço turístico que desejam se cadastrar, além de facilitar o controle e fiscalização da atividade em todos os seus segmentos.

O Portal de Serviços foi criado para desburocratizar o acesso do brasileiro a serviços que antes só eram feitos mediante visita física às repartições públicas, como emissão de documentos, requerimentos ou informações gerais. A ideia é que a plataforma também consiga aperfeiçoar o atendimento ao cidadão e às empresas, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios no país. Além do Cadastur, outras 1.600 funções estão disponíveis na plataforma, como solicitações de salário-maternidade, Carteira de Trabalho e aposentadoria por idade.

O secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Bob Santos, participou do evento de lançamento do programa. Para ele, além de facilitar o acesso dos cidadãos a serviços públicos amplamente utilizados, a ferramenta auxilia o MTur na regularização do setor turístico. “Os prestadores têm mais essa facilidade para trabalharem em conformidade com a lei, o que repercute diretamente na qualidade e competitividade do turismo brasileiro. Com a plataforma, o setor ganha mais um aliado”, assegura o secretário.

O Portal de Serviços é de fácil compreensão. O usuário busca os serviços utilizando palavra-chave na aba “Do que você precisa?”. A partir daí a plataforma oferece todas as informações necessárias para a solicitação, com links que remetem a formulários ou outros sites para inscrição/preenchimento. Além disso, são disponibilizadas informações sobre documentos indispensáveis para o atendimento, legislação relacionada, tempo de espera para que a solicitação seja atendida, valores de taxas e agendamento de atendimento presencial, caso sejam necessários.

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