IATA divulga resultados gerais de tráfego de passageiros em novembro de 2018

IATA divulga resultados gerais de tráfego de passageiros em novembro de 2018

A IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo representa cerca de 290 empresas aéreas que abrangem 82% do tráfego aéreo global, dada a sua representatividade aos assuntos relacionados à aviação. Assim, com base nos dados divulgados periodicamente o principal objetivo é ajudar as companhias aéreas a simplificar processos, aumentar a comodidade dos passageiros, reduzir custos, melhorar a eficiência dos serviços e, principalmente, cuidar da segurança da aviação. Confira a seguir os resultados gerais de tráfego de passageiros em novembro de 2018.

 

Tráfego de passageiros – crescimento moderado em novembro de 2018

De acordo com dados divulgados pela IATA, o tráfego de passageiros apresentou um crescimento moderado no mês de novembro de 2018. Os resultados são obtidos a partir da leitura da demanda (medida em quilômetros por passageiro e receita, ou RPKs) e da capacidade (medida em assentos disponíveis por quilômetro, ou ASKs).

O aumento da demanda foi de 6,2% e da capacidade de 6,8% comparados ao mesmo período do ano anterior. Já no tocante à carga houve queda de 0,4 ponto percentual, ficando na margem de 80,0%.

Segundo Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA, o tráfego é sólido, mas acompanha a desaceleração da economia mundial, por isso observa-se um crescimento moderado. Além disso, as tensões comerciais, as tarifas de proteção e o Brexit são incertezas que pairam sobre o setor, o que contribui para esse cenário. Apesar disso, há expectativas de crescimento de 6% na demanda ainda neste ano.

 

Resultados dos mercados internacionais de tráfego de passageiros

Os mercados internacionais apresentaram um crescimento de 6,6% em novembro, 0,4% a mais que em outubro. De modo geral, todas as regiões marcaram crescimento, com destaque para as companhias aéreas da Europa que registrou a maior alta. Veja os resultados por regiões:

  • Europa: com altas que já duram nove meses, o mês de novembro marcou crescimento de 9,0% na demanda e de 9,1% na capacidade. Quanto à carga, caiu 0,1 ponto percentual, atingindo 82,1%, sendo considerado o maior fator de carga entre as regiões.

 

  • Ásia-Pacífico: o aumento de 6,0% em novembro superou a taxa de 5,7% registrada em outubro. A capacidade também subiu 6,0% e o fator de carga se manteve em 79,1%. A justificativa para esse cenário é marcada pelo aumento do padrão de vida e expansão contínua das opções para os passageiros.

 

  • Oriente Médio: as companhias áreas dessa região marcaram o menor aumento comparado com as demais regiões, pelo terceiro mês consecutivo. A demanda subiu 2,8% e a capacidade 5,6%. Já o fator carga caiu 1,9 pontos percentuais, atingindo 69,0%.

 

  • América do Norte: o tráfego de passageiros teve aumento de 6,1% em novembro, bem a frente da média dos últimos cinco anos de 4,0%. Quanto a capacidade houve aumento de 3,8%  e o fator de carga subiu 1,7 pontos percentuais.

 

  • América Latina: a demanda em novembro subiu 5,8% em relação ao mesmo período de 2017. A capacidade subiu 6,6% e o fator carga caiu 0,6 ponto percentual, atingindo 80,6%.

 

  • África: as companhias aéreas da África relataram aumento de 5,7% na demanda comparado a novembro de 2017, porém ficou abaixo da taxa de outubro que foi de 6,4%. A capacidade cresceu 3,9% e o fator de carga subiu 1,2 pontos percentuais, atingindo 68,9%.

 

Mercados domésticos

A IATA também fez um levantamento do tráfego de passageiros no mercado doméstico, e apontou um aumento de 5,6% comparado a novembro do ano anterior. Todos os mercados apresentaram crescimento, exceto a Austrália. A capacidade doméstica subiu 6,9% e o fator de carga caiu 1,0 ponto percentual, atingindo 82,8%.

O destaque no crescimento do mercado doméstico é da Índia, que por 51 meses consecutivos marcou um aumento de dois dígitos, 13,3%. O Brasil, apesar do cenário econômico frágil teve aumento de 5,3%.

 

Gostou? Assine nossa Newsletter.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »