Festas juninas pelo Brasil

Festas juninas pelo Brasil

O mês de Junho é um espetáculo para quem gosta de dançar forró e saborear deliciosas comidas típicas. É um dos mais festivos do Brasil, justamente pela explosão de alegria, ritmos, cores e sabores que se espalham com a chegada das Festas Juninas.

Por todo o país, as celebrações em homenagem a São João, Santo Antônio e são Pedro são uma ótima oportunidade para comer pipoca, beber quentão e se divertir com as quadrilhas e danças populares. A festa junina é considerada a segunda mais importante do Brasil, ficando atrás apenas do Carnaval. Além do show de bandas famosas no cenário nacional e local, as festas juninas também são marcadas pela apresentação de quadrilhas e pela decoração de ruas e arraias com bandeirinhas coloridas, faixas, balões, e, é claro, com o brilho das fogueiras e dos fogos de artifício, que conferem uma atmosfera toda especial às ruas das cidades. A região Nordeste é a que leva a tradição mais a sério e, por isso, realiza a maior parte das grandes festas que acontecem ao redor do país. 

Se você quer aproveitar o meio do ano com muita cultura e animação, conheça as melhores festas juninas do país. Vai valer a pena se deslocar para alguns desses lugares.

Caruaru, Pernambuco – O São João de Caruaru é um dos mais famosos do Brasil e no mês de Junho a cidade pernambucana é muito procurada por viajantes do país inteiro. O Parque de Eventos da cidade simplesmente se transforma em um “arraiá” decorado, onde há barraquinhas com muita comida gostosa, espaço para apresentação de quadrilhas, bandas de pífano e apresentações das melhores bandas de forró do Brasil.                                                                     Campina Grande, Paraíba –  Reverenciado como o “Maior São João do Mundo. Mais de 2 milhões de pessoas comparecem ao Parque do Povo entre o mês de Junho e o princípio de Julho e passam horas nas barraquinhas com canjica, milho assado e outras guloseimas, dançam pra valer na área dos shows e também apreciam as centenas de quadrilhas e grupos folclóricos de todo o Nordeste.

Mossoró, Rio Grande do Norte – Mossoró é uma das mais importantes cidades do Rio Grande do Norte e atrai mais de 1 milhão de turistas durante o período junino. Há atrações de diversos tipos: apresentações musicais com artistas locais, shows com repentistas, apresentações de quadrilhas, feiras de comida e artesanato e até mesmo espetáculos teatrais.                       Olinda, Pernambuco – É fácil e justo identificar Olinda pelo famoso carnaval, mas as festas juninas da cidade histórica não perdem em termos de animação e relevância histórica. Há atrações privadas e realizadas pela prefeitura. Vale a pena curtir o São João da Capitá que ocorre na casa de show Classic Hall, pertinho de Recife, passear pelas ladeiras no embalo do Arraial do Mucuca, ou então dançar no Arraial Olindance.                                                                                                                                          São Luís, MaranhãoO São João da capital maranhense congrega valiosas manifestações culturais do estado e o boi-bumbá, esse símbolo do folclore brasileiro tombado pelo Patrimônio Nacional, é o principal elemento da festa. A cidade que comemora todos os dias de santos do período junino, também tem apresentações de danças tradicionais como a dança portuguesa, bambaê do caixa, dança do coco, dança do boiadeiro e de muitas quadrilhas.É evidente que o forrozinho de sempre e as deliciosas comidinhas também não faltam.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »