Especialista Sonia Bacelar discute o cenário da gastronomia para eventos

Especialista Sonia Bacelar discute o cenário da gastronomia para eventos

O portal Mice Online entrevistou a especialista em gastronomia para eventos, Sonia Bacelar. Nessa entrevista, ela discutiu sobre o desafio de buscar a excelência do serviço gastronômico voltado para eventos aliada a um orçamento satisfatório para o cliente.

 

Experiência e alguns desafios

Trabalhando por 20 anos com patisserie voltada para cozinha artística, a experiência de trabalhar com alimentos de forma sutil, elaborada e requintada teve influência em sua cozinha salgada. Tais características contribuíram para firmar o diferencial da sua empresa ao pensar na gastronomia para eventos.

Sonia esclarece que apesar do serviço gastronômico parecer mecânico para quem não é do ramo, na verdade, o preparo da alimentação para cada tipo de evento e segmento requer uma concepção diferenciada. Mesmo com uma experiência sólida no mercado, há sempre uma preocupação em renovar e aprimorar os serviços na busca por essa excelência.

Visto que no evento não pode haver erros, uma maneira de prezar pelo primor é ter parceiros qualificados e mobilizar os colaboradores para que eles compreendam que não há ensaio, afirma. Quando questionada sobre como lidar com um público cada vez mais exigente e que muitas vezes exige um padrão de perfeição inalcançável, Sonia afirma que isso faz parte de todo negócio e requer uma sensibilidade na cozinha para lidar com essas expectativas.

 

Eventos corporativos e sociais

Nos eventos, principalmente nos corporativos, é necessário fazer uma adequação às exigências do orçamento do cliente. Por isso, é preciso saber detalhadamente os custos de cada item necessário para cumprir o que foi solicitado e se o índice de lucratividade vale a pena. O trabalho começa antes do evento, desde a concepção do cardápio até a logística para fazer o evento acontecer. Sonia ressalta que nessa área uma das qualidades mais importante deve ser o comprometimento, pois isso influi diretamente para atingir o sucesso esperado.

Ao pensar na realização de um evento, ela afirma que é preciso conhecer não apenas os alimentos que harmonizam entre si, mas também aqueles que agradam o público em questão. Não esquecendo que o perfil do consumidor está em constante mudança, além disso, as pessoas estão mais curiosas para experienciar novos sabores.

A especialista discorre ainda sobre a gastronomia para eventos sociais. Em um casamento, por exemplo, além dos noivos, há os familiares e amigos no entorno que podem contribuir com sugestões e dependendo do casal as escolhas referentes a alimentação são feitas de maneira coletiva. Sonia ressalta que ao preparar esse tipo de evento não se está lidando apenas com a realidade, mas com os sonhos dos clientes e isso requer uma grande responsabilidade e uma sensibilidade diferente.

Para ver a entrevista completa acesse o vídeo em nosso canal no YouTube!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »