Entrevista com Guilherme Guenther, do Parque Vila Germânica

Entrevista com Guilherme Guenther, do Parque Vila Germânica

Na terceira reportagem realizada em maio de 2015 da série “Entrevistas do Portal Mice”, Julio Urban conversa com Guilherme Benno Guenther, diretor do Parque Vila Germânica, da cidade de Blumenau em Santa Catarina. Guenther inicia contando um pouco da história da Oktoberfest, carro chefe da realização de eventos no estado catarinense, criada em 1984 com o objetivo de reerguer economicamente a cidade após o desastre natural das enchentes que ocorreram nesse período e assolaram a cidade.

Atualmente a festa está em sua 34ª edição e colocou Blumenau em destaque como casa do maior evento de cultura alemã das Américas. Contudo, como Guenther destaca, a festa ocorre durante aproximadamente um mês, restando outros onze meses para se trabalhar na área de eventos e lidar com a questão da sazonalidade nas baixas temporadas.

Experiente na organização de eventos, Guenther conta que Blumenau atualmente conta com outro grande evento que tem potencial para crescer cada vez mais: o Festival Brasileiro da Cerveja, que em sua 7ª edição já alcançou o posto de 4º maior do mundo e tem contribuído cada vez mais para firmar a cidade como capital  brasileira da cerveja.

Em relação às parcerias com a iniciativa privada, visto que o Parque Vila Germânica faz parte da esfera pública de Blumenau, Guilherme aponta algumas dificuldades em vista da burocracia e lentidão para resolução de licitações e outras situações concernentes aos eventos da cidade. Contudo, os esforços valem a pena, pois o porte de festas como a Oktoberfest trazem um retorno econômico expressivo para o município, uma vez que participam dela mais de 500.000 pessoas e mais de 3.000 empregos diretos são gerados para atender às demandas do festival.

O empenho que se faz agora, é para alavancar Blumenau como um destino com um dos melhores Natais do país, preparando-a para competir até mesmo com a cidade campeã nesse quesito, Gramado no Rio Grande do Sul.

Outro ponto de destaque levantado na entrevista, foi a relação do cidadão da cidade com eventos como a Oktoberfest. Guenther justifica essa afetividade em vista do valor cultural do lugar: Blumenau foi colonizada majoritariamente por imigrantes alemães. Ou seja, a festa é uma maneira de manifestar as raízes da população, e também cumpre seu objetivo na promoção do município como destino turístico por meio do evento.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »