Entenda como o turismo de negócios fomenta empreendimentos em todo o Brasil (parte 2)

Entenda como o turismo de negócios fomenta empreendimentos em todo o Brasil (parte 2)

No primeiro artigo desta série, foi apresentado um panorama geral da área de turismo de negócios no Brasil. Nele, foi explicado o que é essa nova tendência do ramo turístico, qual seu público alvo e de que maneiras ela tem contribuído para  a movimentação da economia nacional. No primeiro artigo desta série, foi apresentado um panorama geral da área de turismo de negócios no Brasil. Nele, foi explicado o que é essa nova tendência do ramo turístico, qual seu público alvo e de que maneiras ela tem contribuído para  a movimentação da economia nacional.
Esse artigo vai ressaltar especificamente alguns dos eventos mais recorrentes que o turismo de negócios atrai para o país, e qual a relevância de estar a par dessas informações para o pequeno empreendedor.
Primeiramente, os congressos talvez sejam os eventos de maior porte e que atrai um número mais significativo de profissionais em relação às outras reuniões. O caráter desse tipo de encontro é bastante dinâmico, envolvendo vários temas de um determinado segmento profissional e atividades diversas, como simpósios, palestras e mesas-redondas. Sua duração normalmente compreende de três a cinco dias.
Em segundo lugar, as convenções também são reuniões importantes e que necessitam da prestação de serviços de vários setores que não ficam restritos apenas ao mercado turístico. Elas ocorrem a fim de oportunizar a integração dos funcionários de uma determinada empresa ou instituição em um objetivo específico da corporação e pode durar vários dias, dependendo do ponto a ser alcançado pelos organizadores.
As feiras também uma excelente oportunidade para reunir profissionais de uma determinada área para apresentações, exposições e comercialização sobre produtos da área em foco. A  duração desse evento é curta, sendo geralmente realizados em apenas um ou dois dias.
Por fim, os workshops também é uma opção que costuma ocorrer com certa frequência. É nessas ocasiões que o profissional tem a oportunidade de aliar conhecimento à prática, pois é comum que esses encontros conte com a presença de um especialista em algum aspecto teórico e ministre palestras sobre ele, para que em um segundo momento, os participantes apliquem de fato, sob orientação do palestrante, o que aprenderam. A duração dos workshops varia de acordo com o ponto a ser trabalhado e os objetivos das instituições organizadoras.
Existem ainda outros tipos de eventos, cada qual com suas características e demandas próprias. É importante para o empreendedor estar a par de cada uma delas para que possa estruturar bem o seu negócio. Conhecer pontos-chave do evento como por exemplo, sua duração, público-alvo e objetivos, ajudará na tarefa de conhecer as necessidades do cliente e investir em serviços que garantirão sua plena satisfação pois, como ressaltado no artigo anterior, os turistas de negócios tendem a retornar ao país em outras viagens.

Fonte: Ministério do Turismo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »