Entenda Como o Turismo de Negócios Fomenta Empreendimentos em Todo Brasil – Parte 1

Entenda Como o Turismo de Negócios Fomenta Empreendimentos em Todo Brasil – Parte 1

O Turismo de negócios é um campo que, em anos recentes, tem ganhado espaço e mostrado um crescimento significativo em todo o Brasil. Caracterizado por eventos que visam aliar o conforto e lazer do turista juntamente a seus interesses profissionais, esse campo do mundo dos negócios traz vários benefícios para empreendedores de diversos segmentos em território nacional.O Turismo de negócios é um campo que, em anos recentes, tem ganhado espaço e mostrado um crescimento significativo em todo o Brasil. Caracterizado por eventos que visam aliar o conforto e lazer do turista juntamente a seus interesses profissionais, esse campo do mundo dos negócios traz vários benefícios para empreendedores de diversos segmentos em território nacional.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em dezembro de 2015, o turismo de negócios tem favorecido os serviços prestados por pequenos e microempreendedores, pois demanda a necessidade de atendimento em áreas como organização e locação de espaço para realização dos eventos, transporte, recepção, tradução e também no setor alimentício, entre outros âmbitos.
A pesquisa ressalta ainda o porte e extensão desses eventos, dividindo-os em categorias como eventos socioculturais, convenções e congressos, cuja duração se estende geralmente por, pelo menos, uma semana. Nesse sentido, são interessantes os dados coletados a respeito do perfil do turista que vem ao Brasil para negócios: esse viajante gasta quatro vezes mais do que o turista que vem a passeio. Falando em números, o valor médio em despesas é de US$ 2.122,86 por pessoa e a maioria que visita o país pela primeira vez têm uma boa impressão e pretende voltar em algum momento, o que configura em excelentes chances para empreendedores oferecerem seus serviços não apenas na presente estadia, mas também em oportunidades futuras.
Segundo o levantamento reportado no Boletim de Inteligência do Sebrae, em 2013 a indústria de eventos gerou uma receita de R$ 209 bilhões e esse valor reflete o quanto esse mercado pode ser lucrativo, além de gerar emprego e renda para um grande número de trabalhadores.
No que se refere ao futuro, a pesquisa recomenda aos empreendedores que fiquem atentos às novas tendências do mercado, invistam em tecnologias que possam diferenciar seu serviço e parcerias que fortalecem seu negócio, além de sempre garantir em um serviço de qualidade. Dessa forma, o sucesso e prosperidade de seu empreendimento serão garantidos no turismo de negócios.

Fonte: Sebrae

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »