Dia Nacional do Turismo

Dia Nacional do Turismo

“Brasil, um país tropical! Abençoado por Deus e bonito por natureza”, já dizia Jorge Ben Jor. As belezas naturais e históricas do país são apreciadas por nativos e estrangeiros, que vêm de toda parte do mundo ávidos por conhecer e desfrutar dessa terra tão linda e encantadora.

Com tudo isso, o turismo é uma força geradora de renda. Em 2016, o Brasil bateu o recorde de 6,6 milhões de turistas estrangeiros. O aumento foi de 4,8% em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo (MTur).

O setor é responsável por gerar 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos, e responde por 3,7% do PIB (Produto Interno Bruto). De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o país é considerado a 10ª economia turística do mundo. “O turismo é um setor importante da economia brasileira, responsável pelo desenvolvimento das regiões, além da geração de emprego e renda. Ele precisa ser cada vez mais valorizado e essa tem sido a minha missão à frente do Ministério do Turismo”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

E desde 2012, quando foi oficializado pela Lei 12.652/2012 e sancionada pela então Presidente da república Dilma Rousseff, é celebrado o Dia do Turismo Nacional no dia 08 de maio. É uma referência ao dia 08 de maio de 1916, quando o Paraná solicitou que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque, dando origem ao Parque Nacional do Iguaçu.

O turismo segue crescendo cada vez mais no Brasil. Cada vez mais as pessoas viajam e com mais freqüência. E o bom do Dia Nacional do Turismo é que ele pode ser comemorado em qualquer dia do ano em qualquer lugar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »