Dia do Turista

Dia do Turista

13 de junho. Dia do Turista. Existe coisa melhor do que viajar? Arrumar a mala, checar passagens, reservar hotéis, escolher destinos, conhecer uma culinária diferente, desbravar novas culturas, respirar novos ares, sem preocupação com os relógio ou com os habituais compromissos do dia a dia.. Viajar faz muito bem, gera emprego, renda, cultura, aprendizado e satisfação pessoal.                                                                              

  A atividade turística tem colaborado para impulsionar diversas economias pelo mundo. No Brasil parte desta movimentação é fruto dos investimentos de visitantes. Atualmente há uma gama de serviços que atraem mais pessoas, como o ecoturismo, turismo de lazer, turismo gastronômico e turismo de aventura, turismo esportivo, entre outros.                                                                                                                                                            

 Esta data é destinada a homenagear as pessoas que gostam de viajar para conhecer diferentes lugares, seja no Brasil ou ao redor do mundo.                                                                                                           Os turistas são fundamentais para ajudar a movimentar a economia da região turística. Por este motivo é importante que os locais invistam em infraestrutura adequada para receber esses viajantes.

 Aproveitando as comemorações, o Ministério do Turismo do Brasil alerta aos viajantes sobre algumas medidas básicas que devem tomar enquanto estão em férias. Uma delas é que, antes de sair em viagem, o viajante deve contratar prestadores de serviço turísticos formalizados e legalizados. A consulta pode ser feita no site Cadastur, o cadastro oficial dos prestadores de serviços turísticos do Brasil.           Viajando de ônibus ou avião, guarde sempre o bilhete de passagem e o tíquete de bagagem. Eles são a sua garantia no caso de extravio ou dano na bagagem.                  

   Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o órgão de proteção e defesa do consumidor (PROCON) para fazer sua reclamação. Para isso, tenha sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem os anúncios de jornais, da internet, vouchers, entre outros comprovantes.                             

      Indique aos seus amigos e familiares os bons serviços contratados e reclame aos órgãos competentes das empresas que não prestaram os serviços previamente contratados.                                                                                                                           

    Compartilhe suas fotos, impressões e experiências, conte sobre o que aprendeu com as diferenças culturais que encontrou.

 

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