Desafio de realizar eventos no Brasil

Desafio de realizar eventos no Brasil

O mercado de eventos no Brasil segue como um dos que ainda mais crescem nos últimos anos, segundo dados da ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos e do Sebrae. Apesar da crise econômica que vem assolando o país, o segmento é muito promissor, apresentando um cenário muito positivo com uma média de crescimento de 14% ao ano e, ao contrário de outras indústrias, manteve-se estável em todo esse período com a aposta e de um crescimento maior ainda em 2017. No entanto, pelo constante crescimento e por ser um mercado que está cada vez mais repleto de detalhes e particularidades, são muitos os desafios encontrados pelos profissionais que atuam no setor, que precisam estar sempre atentos aos padrões da indústria, demandas e até mesmo regulações governamentais, além de que o atual período de recessão pelo qual o país passa seja também um desafio a mais a ser encarado. Fazer mais com menos é a principal dúvida de como organizar um evento em meio a dificuldade econômica. É sumamente importante ajustar o objetivo com o orçamento.

Outro grande desafio enfrentado por organizadores de eventos é encontrar bons e confiáveis fornecedores. Um requisito que muitos organizadores de eventos olham como importante na seleção dos fornecedores é o design/qualidade do material, além de se atentar a localização da empresa fornecedora, para facilitar o contato em caso de imprevistos. Tudo isso sem contar que o custo x Benefício precisa atender as necessidades do objetivo do evento.

Segundo Dana Saal, da Saal Meeting Consulting, “o maior desafio é manter-se relevante ao planejar para um público de diferentes gerações. O público mais antigo gosta de encontrar seus colegas de longa data durante os encontros anuais, aproveitar um pequeno descanso e levar novas ideias para casa. Os millennials querem se conectar com novas pessoas que tragam discussões e pensamentos valiosos.” Manter esse equilíbrio entre diferentes interesses é realmente um grande desafio, que pode ser driblado adotando certas estratégias, como por exemplo apresentar determinado tópico em duas maneiras, tradicionalmente e em formato de workshop. Assim, os mesmos objetivos de aprendizagem são entregues, mas de jeitos diferentes. É de suma importância que o profissional organizador do evento tenha jogo de cintura para saber lidar com os desafios normais do mercado de eventos. É necessário sair da zona de conforto, ter vontade de fazer o trabalho necessário e tomar decisões corretas para se realizar um trabalho assertivo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »