Daily Meetings: o que é e para que serve?

Daily Meetings: o que é e para que serve?

Originalmente e ao pé da letra Daily Meetings significa reuniões diárias, de no máximo 15 minutos e que acontece sempre no mesmo lugar e horário, com o objetivo de para discutir o que foi feito, qual o plano para as próximas 24 horas, e quais impedimentos estão impedindo o time de avançar. No entanto, apesar dos benefícios dessa reunião, muitos acreditam ser uma ferramenta desnecessária. E entre os argumentos está o fato de o time estar bem entrosado. Pois bem, nós da Mice Online sabemos o quanto essa prática é  vantajosa para uma empresa e por isso preparamos este artigo para você conheça melhor o que é o Daily Meeting, para que serve e quais os benefícios. Confira!

 

O que é o Daily Meeting?

De acordo com o Scrum Guide, o Daily Meeting é uma reunião diária voltada para as pessoas que transformam os itens do Backlog do Produto em um incremento e não uma reunião de status. Em outras palavras, é uma ferramenta que busca motivar a equipe para as próximas atividades.

O Daily Meeting é guiado por três perguntas, que cada membro da equipe deverá responder:

1. O que eu fiz ontem?

2. O que eu vou fazer hoje?

3. Tenho algum impedimento para a realização da minha tarefa?

A ideia geral dessa reunião é permitir que a Equipe de Desenvolvimento sincronize as atividades e crie um plano para as próximas 24 horas.

 

Benefícios do Daily Meetings

Toda e qualquer ferramenta tem como objetivos alavancar os resultados e trazer benefícios. Confira alguns dos benefícios esperados com o Daily Meetings:

– Evita falhas comuns de equipes, como por exemplo, a ausência de uma ocasião explícita para compartilhar informações recentes;

– Toda a equipe fica a par das informações necessárias em uma reunião de formato curto, mas com foco e energia, proporcionando a coesão da equipe;

– É uma reunião stand-up, e por isso, mais rápida, agradável, dinâmica e eficaz.

 

Cuidado com os erros mais comuns

Infelizmente, ainda é muito presente no meio empresarial e corporativo a ideia de formalidade referente às questões importantes. E isso, é transposto para o Daily Meeting, acarretando em vários erros.

Por exemplo, o principal erro é transformar o Daily Meeting em um relatório de status, em que cada membro relata o seu progresso para o gerente da equipe. Esqueça isso! O Daily Meetings deve ser uma troca de informações rápida, para que todos fiquem a par do assunto.  

Outro erro comum é arrastar a reunião por muito tempo. Lembre-se: o objetivo é que seja algo rápido. Além disso, é comum a equipe não dar valor a essa reunião diária, o que é um problema, pois representa pouco compromisso da equipe.

E o último erro e talvez o pior, é dizer que “não há problemas” a serem resolvidos, ou no jargão Scrum “não há impedimentos”. Isso mostra o desconforto das pessoas em discutir as dificuldades em um ambiente de grupo, muito comum na cultura corporativa.

 

Gostou dessa ferramenta? Quer saber mais? Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »