Cultura em toda parte

Cultura em toda parte

No começo de segundo semestre de 2018, período que compreendeu o final das férias escolares do meio do ano e a volta às aulas, o mercado livreiro apresentou números positivos para as vendas de livros. Em comparação com o mesmo período do ano passado, teve um crescimento de 11,45% em volume e 8,47% em faturamento, após dois períodos seguidos de queda.

 

Feira do Livro de São Paulo: a maior do país

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o maior evento de livros do Brasil e considerado o terceiro maior evento editorial do mundo. Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, recebe mais de 900 selos editoriais nacionais e estrangeiros a cada edição e conta com uma programação cultural bastante intensa, desenvolvida para promover a leitura entre crianças, jovens e adultos, com palestras, colóquios, leituras dramáticas e apresentações musicais.

Nesse ano de 2018 o evento aconteceu entre os dias 03 e 12 de agosto no Pavilhão do Anhembi.

 

Feiras do Livro pelo Brasil

Além da Bienal de São Paulo, outras feiras do Livro acontecem Brasil afora, como a da capital federal. A 34ª Feira do Livro de Brasília aconteceu entre os dias 08 e 17 de junho e teve como tema principal a Literatura Infantil, gênero literário que vem se consolidando como campeão de vendas no mercado nacional e registrou, nos últimos anos, expressivo crescimento em importância, relevância e, sobretudo qualidade.

Um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil, a Feira de Porto alegre também é um evento que não pode ser esquecido, sendo das mais antigas do país. Ocorrerá entre os dias 01 e 18 de novembro de 2018 na Praça da Alfândega.

No Nordeste, a Feira do Livro aconteceu na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100km de Salvador, de 25 a 30 de setembro. O evento contou com a parceria da prefeitura de Feira de Santana, da Fundação Egberto Costa, do Governo do Estado da Bahia, da Arquidiocese da cidade e do Serviço Social do Comércio (SESC).

Já no Norte do país, a maior representante livreira é a Feira Panamazônica do Pará. Sua 22ª edição ocorreu entre os dias 07 a 16 de setembro e teve como paísr homenageado a Colômbia. A Feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »