Conscientização e prevenção: armas contra a AIDS

Conscientização e prevenção: armas contra a AIDS

Todo dia 1 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Luta contra a AIDS, que é uma doença que afeta o sistema imunológico, e é contraída a partir do vírus HIV, que diminuí drasticamente a capacidade imunológica do organismo, tornando-o fraco e suscetível ao aumento de infecções e doenças, que ele não é capaz de combater.

O objetivo desse dia é lembrar a sociedade da intensa luta travada contra a AIDS e trazer os valores de compreensão, solidariedade e apoio as pessoas infectadas pelo vírus. Ele faz parte do calendário de diversos países, inclusive no Brasil, desde o final dos anos 80. Com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), visa despertar a necessidade de prevenção, bem como para promover o entendimento sobre a epidemia e incentivar a sociedade e os governos a refletirem sobre ela. Milhares de pessoas ao redor do mundo participam de campanhas. Um dos símbolos de solidariedade e de comprometimento na luta contra o HIV-Aids é o laço vermelho usado na campanha. O projeto do laço vermelho foi criado em 1991, por um grupo de profissionais de arte de Nova York (EUA), para homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo por causa da doença.

É muito importante a celebração desse dia, pois a AIDS, até o momento, não possui cura. Portanto, a única forma de lutar contra ela é através da prevenção, o que se consegue através da conscientização. Não se trata de um dia exclusivo para informações de saúde, é um dia que também nos remete à compaixão e solidariedade.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »