Carnaval do Rio promete atrair mais de 1 milhão de turistas

Carnaval do Rio promete atrair mais de 1 milhão de turistas

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é…”, assim, um dos carnavais mais famosos do Brasil é o do Rio de Janeiro. Milhões de pessoas de várias partes do Brasil, e até do mundo, escolhem participar da folia carioca. Em 2018 a Riotur acredita que, aproximadamente, 6 milhões de pessoas vão pular carnaval na cidade maravilhosa, sendo que destas 1,5 milhões sejam turistas.

Com isso, a Prefeitura da capital aposta que o número de turistas participando do evento baterá seu recorde na edição deste ano. Segundo o presidente da Riotur, Marcelo Alves, em 2018 são esperados 400 mil turistas a mais em relação ao carnaval de 2017. Com toda essa movimentação, a administração da cidade espera que a festa gere R$ 3,5 bilhões em recursos, sendo que 90% desse valor seja em ocupação hoteleira.

Para que o evento ocorra em grande estilo, foi investido o valor de R$ 38, 5 milhões patrocinados por várias empresas. De acordo com Marcelo Alves, em 2018 foi o valor em patrocínio é o maior da história do carnaval carioca. O investimento em segurança será alto, haverá 3.375 agentes para aumentar a segurança. Ainda relacionado a questão da segurança, Marcelo Crivella, prefeito do Rio, apelou para que as tropas federais permaneçam na cidade, para ajudar na segurança dos foliões.

No entanto, a Prefeitura do Rio sofre com as críticas referente ao apoio insuficiente ao carnaval da cidade maravilhosa. Em entrevista, o prefeito do Rio de Janeiro afirmou que “Nós devemos todos cantar uma música que diz assim: ‘Quem não gosta de samba… bom prefeito não é’. Nós fizemos um esforço enorme, um esforço grande, eu e o vice, para podermos apresentar um carnaval muito bonito, que a gente espera que seja calmo, sem violência. Um carnaval que possa celebrar essa tenacidade, essa bravura, essa índole, essa vocação, essa natureza do povo carioca que é a de se erguer nos momentos trágicos para celebrar a vida”.

Uma das grandes atrações do Rio são as escolas de samba, no carnaval deste ano a expectativa é que aproximadamente  500 mil pessoas nos cinco dias de desfiles na Marquês de Sapucaí. Outro destaque é o carnaval de rua. Segundo o presidente da Riotur, a intenção é fortalecer a cultura do carnaval de rua.  Em 2018 terá 464 blocos autorizados: 129 desfilando pela Zona Sul, 101 desfilando pelo Centro, 99 pela Zona Norte, 38 na Barra da Tijuca e outros 45 ao longo do resto do espaço da Zona Oeste. Do total, 28 blocos desfilarão pela primeira vez. Sendo que os maiores blocos da cidade desfilarão no Centro.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »