Brasil procura melhorias para o setor de parques temáticos

Brasil procura melhorias para o setor de parques temáticos

Recentemente, em novembro de 2017, aconteceu em Orlando (EUA) o principal evento voltado ao setor de parques temáticos do mundo. O Brasil foi participante da exposição e teve como representante Max Brandão, ministro do Turismo brasileiro. A presença brasileira no evento foi um passo importante para reafirmar a posição do país como um bom destino para implantação de parques temáticos.

Entre as razões explanadas por Brandão, encontram-se fatores como nosso clima tropical, extensa área disponível para receber parques de grande porte, público consumidor com alta qualidade e uma cultura amigável para o segmento. No atual momento, o Brasil possui cerca de dez parques de porte grande e médio. Juntos, eles recebem por volta de 17 milhões de visitantes por ano, movimentam R$2 bilhões e oportunizaram mais de 30 mil empregos. Os planos dos órgãos de turismo do país é promover ações para aumentar consideravelmente esse número e, por isso, sua participação no evento é crucial para catalisar novas oportunidades.

O pontapé inicial é fazer ajustes no sistema tributário brasileiro para que o processo de importação de equipamentos necessários para melhorias e manutenção dos parques seja facilitado. Nesse sentido, ainda em novembro ocorreu uma reunião com ministros do Turismo de países do Mercosul para também reavaliar essa política e aumentar as possibilidades de mais investimentos e melhorias para o setor. A reunião foi mediada por Vinicius Lummertz, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e contou com a presença de representantes do Argentina, Paraguai e Uruguai.

No Brasil, essa iniciativa ganha o apoio popular. Em uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, a maioria da população, cerca de 84%, é favorável a medida governamental para investir na construção de novos parques de diversão. Os índices de aprovação por região expressam o seguinte resultado: Nordeste com 81,1%; Sul 78,9%; Sudeste 76,7% e por fim Norte com 67,3%.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »