As dificuldades de Martine Grael na Volvo Ocean Race

As dificuldades de Martine Grael na Volvo Ocean Race

Desde o dia 22 de outubro de 2017, quando se deu início a 13º edição da regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race, os atletas enfrentam muitas dificuldades.

A competição explora o mundo e os limites da resistência humana e, por isso, coragem e habilidade são cruciais para ter sucesso no maior desafio que a navegação tem a oferecer.

A primeira prova foi realizada no ano de 1973 e se repete de 3 em 3 anos, com escalas ao redor do mundo. Seu percurso basicamente consiste numa largada na Europa com destino à África do Sul, daí até o Cabo Horn (o ponto mais meridional da América do Sul, em um território pertencente ao Chile). Segue para a Austrália e depois ao Brasil. Nesse ano de 2018 a parada em solo brasileiro é na cidade de Itajaí, Santa Catarina. Depois disso segue de volta à Europa. 7 embarcações percorrem 10 etapas ligando 11 portos de escala, num percurso de 83000 quilômetros.

Eleita pela Federação Internacional de Vela a melhor velejadora do mundo em 2014, a campeã olímpica brasileira Martine Grael é a primeira brasileira a participar do Volvo Ocean Race. Integra o team Akso Nobel, equipe holandesa na disputa. Ela foi escolhida pelo comandante Simeon Tienpont para formar a tripulação ao lado do também brasileiro Joca Signori.

O team Akso Nobel enfrentou muitas dificuldades na 7ª etapa da prova, que liga Auckland a Itajaí. As temperaturas baixíssimas estiveram presentes durante quase todas as 7600 milhas náuticas do percurso. “As condições estão ficando cada vez mais extremas. Nós tivemos neve, pelo lado de fora. Houveram várias tempestades de chuvas, então o vento aumenta e nós temos que nos preparar, e cada um faz uma função. Realmente, estamos enfrentando ventos muito fortes e tem que se preparar para não quebrar o barco, pois precisamos seguir depois do Cabo Horn”, disse a atleta na ocasião.

A equipe de Martine chegou à Itajaí na terceira colocação atrás apenas de Team Drumel (Países Baixos) e Donfeng Race Team (China).

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Posts Carousel


Translate »